As Glândulas e as emoções - Parte 2

CHAKRA
GLÂNDULAS
LOCALIZAÇÃO
N° DE PÉTALAS
Muládhara
Gônadas (ovários ou testiculos)         
Base da coluna
    4
Swadhistana
Gônadas (ovários ou testiculos)
Raiz do pênis ou  entre os ovários
    6
Manipura
Supra-renais e pâncreas
Umbigo
    10
Anáhata
Timo
Centro do tórax
    12
Vishuddha
Tireóide e paratireóide
Centro da garganta
    16
Ajiná
Pituitária
Entre as sobrancelhas
     2
Sahasrára
Pineal
Topo da cabeça
   1000*



*1000 pétalas referentes aos quatro chakras superiores.
Segundo os yoguis tântricos, essas 50 pétalas são vórtices de energia psíquica denominada vrttis (aquilo que gira).
Cada um deles foram codificados e sistematizados séculos antes de Cristo, na Índia, por um mestre chamado Ashtavakra, que nasceu deformado (ashta = oito, vakra = dobras).
Quando um vrtti é ativado, é como se fosse uma mola solta fora do lugar e o chakra se torna desequilibrado. Esse desequilíbrio estimula ou inibe a secreção da glândula endócrina, causando uma super ou uma sub-secreção de hormônios, ativando uma determinada resposta emocional e física. Essa descoberta dos mestres guarda a chave de muitos mistérios sobre a ligação entre psique e soma. “Qual é o misterioso mecanismo pelo qual a Fé cura e o ódio adoece?”. Talvez as tradições espirituais do oriente ajudem à ciência ocidental a emergir desse seu paradigma mecanicista.
Por exemplo, o vrtti da falta de autoconfiança, no segundo chakra, for super estimulado, a pessoa desenvolverá complexo de inferioridade. O vrtti do ódio, no terceiro chakra, for super estimulado, a pessoa se sentirá cheia de hostilidade.
O nosso equilíbrio emocional depende não somente de uma regulada secreção das glândulas endócrinas, mas também da harmonia vibracional dos chakras, que são a fonte de todas as expressões psíquicas. Quando o fluxo vibratório dos subvórtices fica distorcido, ocorre desequilíbrio endócrino e distúrbio emocional. Quando as freqüências do chakra estão em equilíbrio, seu formato e sua cor são claros e vibrantes.
Desse modo distúrbios mentais e complexos emocionais podem ser erradicados pela raiz, e permanentemente curados. A solução está em nossas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário